segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Livros clássicos "fáceis" de ler


Hoje meu foco é retirar da sua mente qualquer medo ou preconceito em relação a clássicos. Primeiramente, e por isso o uso das apas no título, não existe realmente clássicos fáceis ou difíceis - o que acontece é a sua confiança no seu próprio vocabulário, e além disso, sua facilidade de deslocar-se para outras épocas e contextos. São pré-requisitos para iniciar qualquer leitura, porém o medo dos clássicos parece colocar uma barreira entre essas obras e o público. 

"Clássico" é como se fosse uma caixinha a parte, todavia contém diversos gêneros dentro dela. Se você não gostou de um, não significa que terá dificuldade com todos.

Mais alguns pontos pra você pensar:
a) O que é um clássico? Indico estes vídeos (clique aqui e aqui) com explicações muito simples!
b) Nem todo livro antigo é clássico;
c) Nem todo clássico é antigo;
d) Não tenha medo, a experiência ler algo fora da sua área de conforto é muito boa.


O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde:
Apesar do nome, não há terror algum aqui. É uma comédia rápida, pra ler em uma sentada. Oscar Wilde - mais conhecido pela obra O Retrato de Dorian Grey - era eclético. Foi escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa. Vale pena conhecer Sir Simon, pois é impossível não achá-lo no mínimo curioso. As situações e os diálogos envolvendo a família americana que conhece o fantasma são divertidas, com suas peculiaridades; por exemplo, em vez de temer os barulhos à noite, oferecem ao espírito da casa um produto contra a ferrugem para suas correntes! O final também é ótimo. Dá todas as respostas e resolve o problema central. Recomendo.


Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida:
Mais uma comédia, e agora se passa no Rio antigo. Na época denominada Romantismo para a literatura, de uma forma básica e superficial, falava-se em  amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios. Aqui é justamente a exceção da regra! Nosso protagonista é um malandro, um anti-herói. Muitas tramas, confusões. Uma linguagem fácil, sério. Eu ria demais! Literatura nacional de respeito. 
Dica: procure contos antes de iniciar as obras mais "pesadas". Diversos outros autores clássicos brasileiros, apesar de terem essa ou aquela obra famosa, escreviam histórias de diversos tamanhos e estilos. Para os mais apressados ou medrosos é uma alternativa. Por exemplo, se quer conhecer Machado de Assis devagar, leia A Pianista. 

Orgulho e preconceito, Jane Austen:
Depois de rir bastante, você pode arriscar mais um pouquinho com esta obra um pouco maior, ou nem tanto, pois estamos muito mais acostumados com leituras românticas, certo? A Srta. Austen (sim, senhoria. Ela nunca se casou.) tem uma escrita sarcástica, mas não de rolar de rir, mas de nos fazer sentir a Inglaterra rural e nos fazer pensar no ontem e no hoje. É a minha autora favorita no momento. 
Lizzie Bennett e suas irmãs tem umas situações interessantíssimas, e Darcy é uma trama a parte por si só. Se você gostar, corre pra pegar Persuasão e Mansfield Park. São protagonistas diferentes de Elizabeth, não se esqueça, porém igualmente interessantes.

O Sol é para todos, Harper Lee
Gostou de pensar sobre as relações humanas? Este livro é sobre justiça, igualdade e lida com o racismo nos Estados Unidos na década de 1930. Atticus é um advogado que defende um negro acusado de estuprar uma mulher branca. Narrado por uma criança de 6 anos, os problemas que estão na sociedade são refletidos e narrados pela sua ingenuidade. Já comentei um pouco dele aqui num post. Vale super a pena, e o apego aos personagens é algo quase automático.


Bônus: qualquer livro da Agatha Christie 
Ter contato com a Rainha do Crime é algo simples de se fazer. Há milhares de edições por aí, formatos online, traduzidos ou em inglês. Há as obras mais famosas como Assassinato no Expresso do Oriente ou E não sobrou nenhum. Já tive contato com Cipreste Triste, Morte no Nilo, Unexpected Guest, O homem do terno marrom (minha primeira leitura dela!), Os Crimes ABC e Mistério no Caribe. Recomendo todos e espero ler mais obras dela.

Enquanto fazia este post vieram muitos clássicos na minha mente, porém achei melhor focar só nesses. Quem sabe numa próxima eu escrevo focado em apenas um gênero ou autor? Fiquei empolgada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário